04 janeiro 2008

CarteiraGest 2008

O CarteiraGest é uma ferramenta para gestão de uma carteira pessoal de activos. A ideia surgiu no final de 2006 ao identificar a minha necessidade em ter um ficheiro onde fosse possível registar os meus movimentos em bolsa. Assim, com os meus poucos conhecimentos de Excel optei por iniciar os meus movimentos numa folha do MicroSoft Excel e começar a melhorar usando macros em Visual Basic que permitem fazer cálculos automáticos da rentabilidade, gráficos, despesas com movimentos, etc. Como forma de obter comentários e os mesmos servirem para melhorar o ficheiro decidi partilhar o ficheiro no fórum Caldeirão de Bolsa. Assim, o ficheiro foi registando diversas melhorias tendo sido lançadas várias versões em 2007 de forma a corrigir os problemas que foram surgindo.

A versão actualizada é a 2.70, e podem fazer o download aqui ou através do Caldeirão de Bolsa.

Bons Negócios a todos!

Luís Gomes

5 comentários:

HappyFather disse...

Já agora, a título informativo, a 2.49 consegui alterar o suficiente para utilizar minimamente em OpenOffice 2.3 Linux (apenas funcionalidades básicas).

Infelizmetne, estive a tentar replicar os passos sobre a 2.50 e não consegui. Esqueci-me de algo...

Basicamente era mudar algumas fórmulas na tabela dos meses na folha Carteira (acho que a M11 está errada e não é problema de versão - devia ser "=M10+N11"). Depois mostrar a Folha1 e actualizar as tabelas pivot à mão. Sempre que alterasse algo na folha movimentos tinha de ir actualizar manualmente as tabelas pivot na Folha1 para que a folha Carteira ficasse bem.

Na folha carteira o gráfico de cima não me mostra nada. Nenhum botão funciona (naturalmente, por causa das macros). Mas o gráfico de baixo e o do resultado esperado vs. real estão óptimos.

2008 está a ser a minha tentativa de utilizar a folha, depois poderei dar mais feedback à medida que tiver mais do que apenas aberturas de posição para lá colocar.

Independentemente de tudo o acima, desejo agradecer muito a disponibilização da folha e todos os esforços que o vi desenvolver para fazr face a queixas de utilizadores de Office2007. Os meus parabéns por uma excelente folha de gestão de activos!

Votos de um bom 2008 e de um bom regresso da Carteira 100 Notas.

Luís Gomes disse...

Obrigado.

LG

SVLLA disse...

Boas

Só agora tentei instalar esta ferramenta. Estou farto de gastar papel .
Não está a correr bem. Vou esplicar o que fiz:

-Confirmei a versão do excel- 2003
-descarreguei e intalei o m components 11
-Alterei a segurança de macros para baixa
-abri o carteira gest v 257 e aparece: "could not load an object because it is not available on this machine"
-Não encontro a forma de apagar as linhas todas
-aparece-me também o erro "can´t find project or library"
E finalmente, não tenho experiência com excel...talvez seja melhor continuar com os caderninhos.

Qualquer ajuda que puder dar agradeço

SVLLA disse...

Saudações

Os erros 4 e 5 estão resolvidos.
Persiste o 6.
Não sei como anoto movimentos em moedas diferentes do euro.

Obrigado e cumprimentos

jeso disse...

Luís Gomes, que é feito de ti?
O pessoal do Caldeirão procura a "CarteiraGest" mas não há nada p´ra ninguém.
Um abraço,